O ENEM 2012 já começou suas inscrição, e você já fez a sua?

 Pra quem esta cursando o 3° ano é muito importante fazer, já quem está no 2° ano, pode fazer também pra saber como tudo funciona, pois foi isso que eu fiz, agora pra quem está no 1° ano deve fazer o PAZ pois a prova é mais fácil e com 3 etapas, mas agora vamos saber como funciona o ENEM.

 O ENEM  é uma prova com 180 questão e 1 redação, sendo separado em 2 dias, no 1° dia são as humanas com 90 questões e o 2° dia as Exatas também com 90 questões sendo que no 1° dia você vai ficar de 13:00 horas até 04:30 fazendo a prova, e no 2° dia é das 13:00 horas até 17:30 no horário de Brasília.

 Como eu faço a inscrição?
 No site do ENEM: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/ lá você tem que colocar seus dados como: Endereço, Cep, Identidade, CPF... é importante que você tenha seus documentos, e se não tiver, ainda dá tempo de fazer e assim que você faz tem lugar de pegar na hora, ou você liga pra eles te darem a numeração da sua identidade, pois quando você faz demora um pouco pra você pegar ela.
 Você vai precisar fazer uma conta lá no site, assim você vai saber suas notas da prova.



 Pra fazer a inscrição do ENEM é pago?
 Sim, é pago para aquelas pessoas que já terminaram os estudos, ou estuda em colégio particular, deve pagar R$ 35,00 reais, mas pra quem estuda em colégio público ou estadual, não é pago.

 Mas pra quer tanto tempo pra fazer uma prova? Pode sair antes?
 Todo esse tempo é porque são muitas questões com textos, e tem pegadinhas também, então é sempre bom ler com muita atenção. Se pode sair antes, claro que sim, se você já terminou e quer ir embora pode sim, mas você não vai levar sua prova pra casa :( o que é ruim, pois se você tiver suas provas o site da Globo mostras as resposta da prova e da pra você conferir em casa mesmo.

 Quando sai o resultado da prova?
Normalmente o resultado sai em Janeiro no ano seguinte, e você precisa entrar no site do ENEM colocar o endereço da conta que você criou quando foi se inscrever e eles vão mostrar a suas notas.

 Dicas

 No dia da prova, você só precisa levar uma caneta azul de material transparente, nada de lápis e borracha, pois você vai ser expulso da sala, não pode rasurar a prova, e nem o gabarito.
 É importante que você vá ao banheiro, ou fazer qualquer coisa, pois durante a prova não é bom ficar pedindo toda hora saindo da sala.

 Mas se eu ficar com vontade de ir ao banheiro durante a prova, pode?
 Pode sim, mas em muitos lugares o professor vai com você até o banheiro.

 Como vou ficar lá muito tempo, pode levar algo pra comer?
 Sim, você pode levar água, chocolate, biscoitos, balinhas, mas não chegue lá com uma mala de comida hei.

 Celular, bolsa, pode levar?
 Você pode levar sim bolsa, celular, mas a bolsa deve ficarem baixo da carteira, e o celular deve retirar a bateria, pois caso ele tocar você é expulso da sala.
 Não leve relógio do pulso, pois você vai ser obrigado a retirar.
 É importante que você leve sua Identidade.

 Como que eu sei onde vou fazer a prova?
 Quando você faz sua inscrição, lá você deixa seu endereço, e eles vão de enviar pelos correios um envelope indicando o local onde você vai fazer a prova, é importante que você leve esse envelope quando for fazer a prova.

 Posso mudar o lugar onde eu vou fazer a prova?
 Não, pois não tem razão, motivo que você possa mudar o lugar onde você vai fazer a prova, pois eles escolherem a escola mais próxima de você pra fazer a prova.

 Vou fazer o ENEM com minha amiga, assim agente pode ir juntas e ficar na mesma sala.
 Não é certeza absoluta que você vai ficar na mesma escola, e na mesma sala que sua amiga. Por exemplo se seu nome for Maria e o dela for Bianca, você vai ficar na sala onde só tem pessoas que comece com a letra 'M' e ela em uma sala que comece com a letra 'B'.

 Ha mas nosso nome começa com a mesma letra, então vamos ficar na mesma sala.
 Também não é certeza que você vão ficar na mesma sala, pois eu fiz a prova com minha irmão que começa com a mesma letra do meu nome e nem por isso ficamos na mesma sala :/
 Mesmo assim, todas as mesas tem uma prova com o nome da pessoa, então não dá pra mudar de prova, ou de lugar onde vai sentar, pois não é agente que escolhe.

 Há, não sei nada que vai cair na prova, vou colar.
 Nossa, se você conseguir colar na prova do ENEM, está de parabéns pois isso é IMPOSSÍVEL!
 Na sala vai ter 2 professores, que vão ficar olhando você o tempo todo, qualquer movimento em querer olhar a prova do outro, você é retirado da sala, e mesmo assim as provas são de cores diferentes, e isso significa que a prova da outra pessoa é diferente da sua, na verdade só é diferente a sequencia, por exemplo, a sua questão número 1 do colega é o número 5, entendeu?

 Quero ver a prova do ano passado pra ver como é, onde encontro?
 Nesse site tem as provas da 1° e 2° etapa: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/confira-provas-enem-2010-607862.shtml
 As provas são todas iguais, só muda a sequencia das questões.

 Minha nota foi 60 eu vou ganhar uma bolsa pra faculdade?
 Não, você não vai ganhar, pois tem que passar de 70 sua nota, e a nota de redação também é muito importante. Se você tirar mais de 70 no site do ENEM você coloca o e-mail que você tinha criado e lá vai ter as faculdades que você poderá fazer, e nem sempre vai ter da profissão que você quer, tem que ver se tem essa faculdade no seu estado ou próximo de você.

 Quando fui fazer a Inscrição perguntou que idioma eu queria, mas só tem Inglês e Espanhol, mas não sei nenhum dos 2, não posso colocar o português mesmo?
 Não, você tem que escolher um dos 2 ou seja, o Espanhol que é mais fácil.

 Como sei o tema da redação?
No dia da prova tem lá qual o tema da redação, e não tem como saber o tema da redação antes da prova.

 Bom espero ter tirado a dúvidas de quem vai fazer a prova, e se quiser pergunta algo, é só colocar nos comentários que eu respondo ;)
 Boa sorte pra quem vai fazer a prova, eu também vou fazer *-*

21 Comentários

  1. Olá flor!!
    Acho super importante esse tipo de iniciativa;)
    Afinal os estudos nunca são demais;)
    São importantes no nosso futuro;)

    Bom fim de semana

    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana (e consciente) da tua parte falar sobre o enem.

    parabéns, to te seguindo.

    Hey, deixa um comment lá no meu?
    www.luliskd.blogspot.com

    (E pra quem ainda não segue, dá uma seguida lá *-* por favor)
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou seguindo o blog flor.


    adorei, mt importante esse post.

    www.mackellytatiane.blogspot.com


    bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este post. Este ano estou só no 1° ano, mas vou fazer só para ver como será!
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tá meio cedo para mim fazer o ENEM ainda , mas gostei das dicas, são super importantes para quem vai fazer .

    http://modicesdemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom manter aquele que vão fazer a prova informados, assim, ajudam mais na hora de estudar.. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi linda !!!!
    Isso é o que eu chamo de uma postagem interresante, parabêns tirou a dúvida de muita gente.
    Te espero no meu cantinho.
    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  9. oi,
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Amore, passando pra desejar
    ótima semana, super abençoada!!
    adorei o post!
    Bjão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  11. Ja havia lido tudo lá pelo site e em alguns outros informantes, já estou inscrita ^^ beijoos

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii,
    Desejo sorte para todos que irão prestar o ENEM 2012!
    Parabéns e espero que goste do mimo!!!!

    paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ótima postagem flor! Eu já passei por toda essa fase de enem e sei como é complicado! A gente quase morre com aquelas questões gigantes,sem falar que demorei pra achar o lugar onde iria fazer a prova.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quando fui fazer a prova do ENEM demorei pra encontrar o lugar kkkkk e uma amiga minha que chegou 13:01 min. não deixaram ela entrar kkkkk As questões com txt é realmente muito chato.

      Excluir
  14. Oizinho de novo!! Lembrar de Enem me faz lembrar do ano passado eu fui fiscal de sala e tinha que fica de olho para não ter colinha HEHEH RSS, parece não mas enquanto corre a prova tem o maior processo por trás, chegamos lá as 8:00 e só rola a prova 13:00 fora a série de orientaçoes para não deixar os alunos nervosos, mas é uma experiencia interessante.... se fizer a prova tenha uma boa sorte!!... Tenha uma otima semana amiga.

    ResponderExcluir
  15. ainda bem que já passei por tudo isso
    ahaha


    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, o post ficou ótimo!
    Acho, legal poder tirar essas dúvidas, mais eu ainda não vou fazer ENEM, não estou no ensino médio ainda, kkk'. :(
    Beeeijos ;*

    Ahh, seguindo aqui! Se poder passar lá para conhecer meu blog vai ser uma honra!
    http://princesa-nerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oláaa!

    Adorei seu blog e estou seguindo, se puder seguir o meu, ficarei feliz.

    Beijos

    www.tracasebaratas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Anônimo27.7.12

    Muito legal!
    Mas só uma correção, Só será permitido o uso de caneta esferográfica PRETA de material transparente. Pois O processamento do Cartão-Resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11.10.12

    lidinha vc sabe se eu posso fazer uma faculdade eu ainda n terminei o colegio e tenho 17anos tirei 480.0 na redação ano passado e vou fazer esse ano sera q conta?
    :g

    ResponderExcluir
  20. Estamos na mesma situação também, porque tbm tenho 17 anos, fiz o enem ano passado, também tirei por volta de 40 e pouquinho na redação, e vou fazer novamente esse ano, mas vc já esta no 3° ano né, se sim, se vc tiver uma boa nota, por volta de 70 pra cima, vc vai receber um desconto em uma faculdade que vc quiser. Caso você tire 100 na sua nota, vc recebe a bolsa gratis.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir