Dificilmente eu falo sobre mim aqui no blog, tirando a parte de filmes e músicas que eu gosto, sobre vida pessoal, mas hoje me deu vontade de contar uma coisa, vou direto ao ponto, eu agora irei dar aula de Catequese para crianças lá na minha igreja, algumas 'poucas' pessoas não sabe o que é isso, então irei explicar.

Catecismo é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão.

 Pra mim esta sendo um pouco complicado, pois são crianças de 9 a 12 anos, e ter que explicar a passagem da Bíblia para eles é bem difícil, tentar prender a atenção deles... Eu recebi um livro explicando como devo dar as aulas, estou preparando músicas e brincadeiras, então esta sendo um desafio e tanto.

 Eu conheci um blog que tem ótimos post pra quem da aulas assim, com atividades e brincadeiras, o blog Tia Paula. Eu também comprei uma daquelas Bíblias infantil, com figuras, baixando músicas, livros com histórias da Bíblia.

Tia Paula
http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/

  Um livro também que é muito bom, é do Padre Marcelo Rossi, que conta a história da Bíblia, uma explicação e a oração.




3 Comentários

  1. Eu já fiz catecismo e na época minha mãe me "obrigava". Não que eu não quisesse ou gostasse, é que tinha dia que eu não queria ir pois tinha que acordar cedo, mas ela não me deixava faltar aí eu ficava com raiva! >_<

    Eu lembro que a gente tinha uma apostila com atividades e ficávamos fazendo e colorindo e ás vezes fazendo cartazes apara a igreja, mas nunca fizemos algo muito diferente não, então era um pouco chato.

    Mas fiz a primeira comunhão com 11 anos e agora, com 16 estou fazendo a crisma (vou crismar ano que vem). O legal é que agora fazemos coisas diferentes, vamos para outros lugares, visitamos casas de ajuda à pessoas com problemas e até já fizemos missões, e barraquinhas para juntar dinheiro e ir para retiros. E os encontros que ficamos na igreja, sempre tem alguma dinâmica legal além da parte que estudamos a Bíblia e falamos sobre o tema do dia. Eu acho que é isso que faz os adolescentes e crianças terem interesse, encontros diferenciados, com dinâmicas e não a mesma coisa sempre. Tanto que hoje eu adoro ir para a crisma, sempre tem algo legal, nunca é a mesma coisa.

    Kisses <3
    ♥ Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, vou tentar fazer algo diferente em cada aula.

      Quando eu tinha 10 anos eu ia fazer a primeira comunhão, mas ai tinha esse problema mesmo de acordar cedo, e as aulas as vezes era chato e desisti acredita. Fui me forma mesmo só com 15 anos, porque minhas amigas me chamaram. A Crisma foi realmente mais legal com projetos e tal...

      Nas minhas aulas eu pretendo deixar isso mais divertido, pras crianças não acharem chato, e ir até o final né :)

      Excluir
  2. Oi, Kayane! Vi seu comentário no blog. Fiquei feliz que vc tenha gostado, espero que ele seja muito útil pra vc!
    A música é realmente muito inspirada! Linda!
    Tudo o que tenho sobre Natal está no blog, dê uma olhada:
    http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/search/label/Natal
    http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/search/label/Advento
    Que Deus lhe abençoe e ilumine nessa caminhada!
    "Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Mateus 25, 40)
    Bjks
    Tia Paula

    ResponderExcluir